balke1_Laurence DuttonGetty Images_womenbusinessclimate Laurence Dutton/Getty Images

Argumentos económicos para a liderança das mulheres nas questões climáticas

LUXEMBURGO – Como conseguiremos cumprir os objectivos climáticos mundiais? Podemos começar por pôr mais mulheres a comandar. Isso dar-nos-á melhores probabilidades não só de controlarmos o aquecimento global mas também de conseguirmos uma maior prosperidade durante o processo.

Novos estudos salientam os argumentos económicos e desenvolvimentistas para se aplicar uma lente de género aos investimentos relacionados com o clima. Também destacam o papel crítico desempenhado pelas mulheres na liderança em questões climáticas. Um relatório recente do Fundo de Investimento Europeu demonstra que as empresas lideradas por mulheres alcançam resultados ambientais, sociais e de governação (ASG) mais elevados que as restantes, e que as empresas onde as mulheres estão mais bem representadas em posições de liderança têm melhores historiais de adopção de práticas amigas do ambiente.

De forma semelhante, as mulheres em posições de liderança têm maior probabilidade de investir em energias renováveis, o que conduz à redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e à melhoria dos resultados ambientais, e as empresas detidas por mulheres têm maior probabilidade de buscar uma maior eficiência energética e de adoptar práticas como a reciclagem. Os bancos geridos por mulheres emprestam menos aos grandes poluidores.

https://prosyn.org/9BVFgXbpt