nsofor6_ Luke DrayGetty Images_uganda ebola Luke Dray/Getty Images

Solidariedade na saúde é sinónimo de segurança na saúde

ABUJA – Dando início ao segundo Momento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas no mês passado, a Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF, Priyanka Chopra Jonas, enfatizou o papel da solidariedade como motor de mudança. “A solidariedade mundial é mais importante do que nunca”, disse ela. “Juntos, temos uma oportunidade extraordinária de mudar o mundo em que vivemos”.

Embora Chopra Jonas estivesse a referir-se à luta contra as alterações climáticas, esse sentimento pode aplicar-se a muitas outras questões mundiais. A solidariedade é essencial para resolver muitos dos desafios mais prementes da humanidade. Mas é decisiva para alcançar a segurança sanitária.

E após dois anos e meio de COVID-19, os sistemas de saúde do mundo estão a rebentar pelas costuras. Apesar de o fim da pandemia poder estar à vista, o vírus ainda está muito intenso. Além disso, a varíola dos macacos foi oficialmente declarada uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional e casos de poliovírus derivados da vacina foram documentados em mais de 30 países, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido. Numa altura em que as doenças contagiosas podem espalhar-se pelo mundo em poucas horas, a solidariedade mundial é mais importante do que nunca.

https://prosyn.org/vZ0Cd6Ypt