mutasah3_ZINYANGE AUNTONYAFP via Getty Images_zimbabweprotestcorruption Zinyange Auntony/AFP via Getty Images

O regime fora da lei do Zimbábue

PARIS – Em 20 de julho, autoridades zimbabuanas prenderam o jornalista investigativo internacionalmente conhecido Hopewell Chin’ono, e o acusaram de “incitação à participação em violência pública”. O real crime de Chin’ono, porém, foi revelar – com a colaboração de Mduduzi Mathuthu, outro jornalista que pode ser preso – uma suposta fraude no ministério da Saúde do país ligada à compra de equipamentos médicos para covid-19 .

As revelações de Chin’ono levaram um relutante Emmerson Mnangagwa, presidente do país, a eventualmente despedir o ministro da Saúde, Obadiah Moyo. Porém, enquanto Moyo pôde pagar fiança após ser encarcerado, Chin’ono continua detido à espera de julgamento.

Após a prisão de Chin’ono, a juíza Judith Taruvinga assinou um mandado excessivamente amplo autorizando agentes de segurança a vasculhar a casa do jornalista em busca de “documentos ilegais e outros artigos mantidos no local”. Cerca de 30 policiais armados, ostentando outro mandado, posteriormente invadiram a casa de Chin’ono e apreenderam a câmera do repórter. Moyo, em comparação, não foi sujeito a nenhuma invasão ou busca do tipo.

https://prosyn.org/QSHYQskpt