emmott38_MANDEL NGANAFP via Getty Images_bidenxi Mandel Ngan/AFP via Getty Images

Crises cruéis

LONDRES – Aqueles que estão desapontados com os resultados inconclusivos da reunião sobre as alterações climáticas da COP26, a recente cimeira virtual do presidente dos EUA, Joe Biden, e do presidente chinês, Xi Jinping, ou os esforços para alcançar a igualdade nas vacinas contra a COVID-19 precisam de acordar para o mundo em que vivemos. Nas atuais circunstâncias, a governação global certamente irá desiludir.

Num novo relatório, intitulado Our Global Condition, eu e os meus colegas da Comissão Global de Política Pós-Pandemia atribuímos essas dificuldades ao facto de estarmos nas garras não de uma, mas de quatro crises. O único caminho a seguir é reconhecer as ligações entre saúde pública planetária, alterações climáticas, declínio da confiança pública e legitimidade democrática, e instabilidade geopolítica. Estas questões estão interligadas. Tratá-las como campos de ação separados não nos levará a lugar nenhum.

As tensões que o ambiente sofre aumentam a probabilidade de doenças zoonóticas se propagarem aos humanos e se tornarem pandemias. Por conseguinte, as tensões sociais, políticas e económicas introduzidas por uma pandemia estimulam atitudes e comportamentos que prejudicam a solidariedade social, tornando mais difícil para os governos garantir apoio público para assegurar fortes medidas de descarbonização. Em países e sistemas políticos onde a confiança nas instituições e na autoridade da competência foi prejudicada pelo legado da crise financeira de 2008 e pelo crescimento das redes sociais, lidar com novas crises continua a ser uma luta árdua.

Esta descrição é especificamente adequada para os Estados Unidos, o país para o qual tantos pedem a liderança. A crise de confiança enfraqueceu os EUA tanto a nível interno como no cenário mundial, contribuindo para a deterioração das relações entre o Ocidente e a China. Seguindo a lógica dos ciclos de retorno, as tensões causadas pela pandemia e pelas alterações climáticas contribuíram para a maior crise geopolítica do mundo. No entanto, sem o envolvimento e o entendimento mútuo entre os EUA e a China, há poucos progressos significativos contra a pandemia ou as alterações climáticas que podem ser realizados.

Dinâmicas semelhantes são evidentes no fracasso em fornecer vacinas suficientes aos países mais pobres, uma realidade que se tornou notória com o surgimento da nova variante Ómicron na África Austral. De acordo com a contagem decrescente na vacinação da Comissão Global, a Ásia, a Europa e os EUA estão em vias de vacinar 80% das suas populações até março-maio ​​de 2022, enquanto a maioria dos países africanos não deverá chegar a essa fase até meados de 2025.

A cooperação sino-americana poderia encerrar essa lacuna, dados os recursos inigualáveis ​​de capital e logísticos dos dois países, e também poderia lidar rapidamente com a iminente crise da dívida soberana que provavelmente atingirá os países de baixo rendimento e, em seguida, o resto do mundo em 2022. Infelizmente, não há perspetiva de tais acordos para breve.

Subscribe to PS Digital
PS_Digital_1333x1000_Intro-Offer1

Subscribe to PS Digital

Access every new PS commentary, our entire On Point suite of subscriber-exclusive content – including Longer Reads, Insider Interviews, Big Picture/Big Question, and Say More – and the full PS archive.

Subscribe Now

É um quadro sombrio, que não augura um desastre iminente, mas sim um desapontamento e vulnerabilidade contínuos. Para enfrentar essa situação, temos de desenvolver novas estratégias baseadas em quatro princípios-chave.

O primeiro princípio – e a tarefa mais imediata – é vacinar todas as populações, para que possamos acelerar a evolução e passar de uma pandemia para um problema endémico de saúde pública mais controlável. Quer atuem sozinhos ou em grupos, todos os países precisam de dar a mais alta prioridade ao fornecimento de vacinas para África e outras regiões que estão atrasadas, bem como dedicar mais recursos – médicos, financeiros, logísticos e administrativos – para apoiar os programas de vacinação. Eliminar as incertezas causadas pela pandemia também pode ser a forma mais segura de criar confiança e apoio público para medidas climáticas sustentadas e outras políticas necessárias, mas dispendiosas, para “reconstruir melhor”.

O segundo princípio (e a longo prazo) é reconhecer que a rivalidade entre os EUA e a China desempenha um papel central nos assuntos mundiais. Nem essa rivalidade nem a importância contínua de qualquer um dos países podem ser esquecidas. A tarefa mais urgente, portanto, é definir uma agenda e criar um mecanismo para que as duas superpotências peçam pareceres entre si e colaborem nos desafios mundiais, mesmo que continuem a competir noutras áreas.

Os EUA e a União Soviética exerceram essa disciplina durante a Guerra Fria. Mas aprender a fazer isso demorou décadas. Nem as alterações climáticas nem a segurança internacional, nem a governação eficaz podem esperar.

O terceiro princípio é que a crise de confiança e legitimidade no Ocidente precisa de ser levada mais a sério. A crescente vulnerabilidade das democracias ocidentais às políticas extremistas representa um perigo não apenas para esses países, mas também para a estabilidade e segurança mundiais. Aqui, as tarefas mais urgentes são atualizar as regras e instituições democráticas para o século XXI; regulamentar as redes sociais para tornar estas plataformas mais responsáveis; reavivar a cidadania através de novas formas de participação; e alargar os investimentos para garantir maior igualdade de tratamento e oportunidades.

O quarto princípio é pragmático. Assim como acontece com as vacinas, os países não podem sentar e esperar que uma governação global adequada forneça soluções. Seguindo os sucessos das parcerias público-privadas que entregaram vacinas seguras e altamente eficazes em tempo recorde, enfrentar as crises interligadas de hoje exige coligações cheias de boa vontade para resolver problemas comuns sem fronteiras. Outras áreas que poderiam beneficiar de uma intensa colaboração entre vários países incluem a tecnologia para identificar e monitorizar novos elementos ou micróbios patogénicos e apostas maiores em tecnologias energéticas sem carbono, como a fusão nuclear.

As nossas crises interligadas exigem uma resposta interligada e concertada. Se isso se revelar impossível, não deveremos nos surpreender se os países decidirem procurar meios menos consensuais por conta própria.

https://prosyn.org/l7k7qXEpt