ennaji12_XinhuaJoseph Mizere via Getty Images_africa higher ed Xinhua/Joseph Mizere via Getty Images

Transformando o ensino superior na África

FEZ - A covid-19 vem cobrando um preço alto de milhões de estudantes e universitários no mundo todo, causando uma crise global de educação que afeta cerca de 1,6 bilhão de alunos em mais de 190 países. Mas a pandemia está tendo um efeito particularmente devastador nas já deficitárias universidades da África, destacando a necessidade urgente de reforma.

A exigência de reforçar o distanciamento social durante a pandemia tem levado universidades ao redor do mundo a fechar seus campi e migrar para o ensino online, o que teve impacto significativo nas vidas dos estudantes. Muitos passaram por dificuldades financeiras, com alguns forçados a deixar os alojamentos do campus e outros deixando passar oportunidades de estágio. Na África, a transformação digital do ensino superior está revelando desigualdades sistêmicas, inclusive uma imensa divisão digital, recursos insuficientes e educação inadequada sobre tecnologias da informação.

Ao longo do continente, diversas iniciativas nacionais, regionais e globais têm buscado ajudar estudantes e universidades a fazer a transição para o ensino digital. Em países como Marrocos e Nigéria, por exemplo, organizações da sociedade civil exigiram que os governos fornecessem laptops, PCs e conexões de internet para os estudantes impossibilitados de participar do aprendizado a distância.

https://prosyn.org/NZVIfAdpt