people reading the newspaper on the subway Darrin Klimek/Getty Images

O regresso do jornalismo

OXFORD – Depois de anos de saúde precária, a indústria noticiosa mostra finalmente sinais de uma recuperação modesta. Segundo o Digital News Report 2018 – o inquérito mais abrangente sobre o consumo de meios de comunicação digital – as assinaturas estão em tendência ascendente e a confiança dos consumidores estabilizou. Para um negócio tão vilipendiado e assente na confiança, estes ganhos frágeis representam um progresso significativo.

É certo que os meios de comunicação mundiais permanecem conturbados; o relatório, produzido pelo Reuters Institute for the Study of Journalism, mostra que somente 44% dos consumidores de notícias acredita no que publicam as marcas consolidadas da comunicação social. Mas isto representa um aumento de um ponto percentual desde o ano passado, sugerindo que o défice de confiança no sector ou deixou de crescer, ou está na verdade a reduzir-se.

Outros inquéritos são ainda mais optimistas; por exemplo o anual Edelman Trust Barometer concluiu que os jornalistas estão a recuperar a sua credibilidade, ao mesmo tempo que a confiança global no jornalismo tradicional e exclusivamente on-line está no seu ponto mais alto dos últimos sete anos. Estas conclusões originaram declarações da empresa no sentido de que estaríamos a testemunhar “o regresso dos especialistas”.

https://prosyn.org/8s7Qwu9pt