bloomberg5_ Nardus EngelbrechtGallo ImagesGetty Images_wind farm africa

Tornar real o futuro energético sustentável de África

NOVA IORQUE – Economias em crescimento e populações em crescimento significam um aumento das necessidades energéticas. A comunidade internacional tem de colaborar com os países em desenvolvimento para satisfazer essas necessidades através do acesso universal a uma energia que seja económica, fiável e limpa. Simultaneamente, temos de permitir uma transição justa e equitativa do carvão e outros combustíveis fósseis, de acordo com as metas do Acordo climático de Paris de 2015.

Em nenhum lugar isso é mais verdadeiro do que em África, que tem um rico potencial de energia solar e eólica e fez grandes progressos usando outras fontes renováveis, incluindo hidroelétricas, geotérmicas e biocombustíveis. Mas sem apoio internacional, inclusive investimentos em escala, os países africanos não poderão expandir o acesso à energia para todos e ainda alcançar as suas metas climáticas.

A alternativa – maior dependência do carvão – teria consequências devastadoras. A nível mundial, o carvão é o único grande contribuinte para as alterações climáticas e o aumento do uso de carvão tornará as comunidades ainda mais vulneráveis ​​aos seus efeitos. A queima de carvão e de outros combustíveis fósseis também lança produtos químicos mortais para o ar e água, contribuindo para mais de um milhão de mortes em todo o mundo devido à combustão de combustíveis fósseis todos os anos.

Escolher a energia limpa em detrimento do carvão trará benefícios imediatos para a saúde. Também criará novos empregos e estimulará o crescimento económico. O carvão está cada vez mais caro, comparado com a energia solar e eólica, antes mesmo de se ter em conta os seus efeitos terríveis e dispendiosos na saúde pública. Como as centrais de carvão se vão tornando ainda mais dispendiosas para operar à medida que envelhecem, os custos de investimento em carvão só irão aumentar durante muitos anos. Enquanto isso, a invasão da Ucrânia por parte da Rússia destacou a necessidade urgente dos países de reduzirem a sua dependência de combustíveis fósseis importados.

A energia limpa promete oportunidades ainda maiores em África, onde muitas comunidades são retiradas das redes centralizadas, e alargar a rede para chegar a todos pode não ser financeiramente possível. A energia limpa descentralizada oferece uma maneira mais rápida e acessível de expandir o acesso à energia, espalhando oportunidades e acelerando ainda mais o crescimento económico de África. As minirredes que usam energia solar e eólica podem abastecer não apenas residências, mas também hospitais, escolas, empresas locais e outros recursos essenciais das comunidades.

Os países ricos – incluindo os Estados Unidos – têm a responsabilidade de ajudar África a aproveitar essas oportunidades. Eles beneficiaram imenso de mais de um século de desenvolvimento intensivo em carbono que agora coloca as populações de África e de todo o mundo em desenvolvimento em grande risco. Os países africanos, que são responsáveis por apenas 2-3% das atuais emissões globais de dióxido de carbono, foram os que menos contribuíram para a crise climática, mas enfrentam as consequências mais devastadoras.

Subscribe to PS Digital
PS_Digital_1333x1000_Intro-Offer1

Subscribe to PS Digital

Access every new PS commentary, our entire On Point suite of subscriber-exclusive content – including Longer Reads, Insider Interviews, Big Picture/Big Question, and Say More – and the full PS archive.

Subscribe Now

Em 2009, os países ricos comprometeram-se a fornecer 100 mil milhões de dólares anualmente para ajudar o mundo em desenvolvimento a combater as alterações climáticas e a preparar-se para os seus efeitos, mas essa promessa nunca foi cumprida. Isso tem de mudar imediatamente, mas é preciso fazer mais. Governos, bancos multilaterais, empresas de investimento privado e filantropos têm de aumentar os seus esforços para impulsionar o financiamento de energias limpas aos países em desenvolvimento que, de outra forma, podem ser forçados a depender de soluções intensivas em carbono.

No Fórum de Energia Sustentável para Todos em 2022 que está a decorrer em Kigali, Ruanda, que reúne líderes africanos e outros líderes mundiais, a Bloomberg Philanthropies anunciou um novo investimento de 242 milhões de dólares para acelerar o progresso das energias limpas em dez países em desenvolvimento. Quatro estão em África: Quénia, Moçambique, Nigéria e África do Sul. Cada um destes países possui enormes recursos de energias renováveis e pode ser um exemplo para outros em todo o mundo.

Em parceria com a organização Energia Sustentável para Todos, a Aliança Solar Internacional e outras organizações, este financiamento ajudará esses países a aumentar o investimento em energias limpas e a evitar a construção de novas centrais de carvão poluentes. Juntos, ajudaremos os países a desenvolver políticas inteligentes, atrair novos financiamentos, estabelecer projetos-piloto de energias limpas, envolver as populações para incentivarem os líderes a adotar energias limpas e fornecer os dados e pesquisas que esses líderes precisarão para estruturar as políticas mais eficazes.

Vimos que é possível reduzir as emissões de CO2 e aumentar o acesso a energias simultaneamente limpas e a preços económicos, e fazê-lo rapidamente. Trabalhando com parceiros, a campanha Beyond Coal da Bloomberg Philanthropies ajudou a encerrar mais de dois terços das centrais de carvão dos EUA e mais de metade das da Europa. Temos de difundir esse sucesso pelo mundo.

Existem desenvolvimentos promissores de energias limpas por toda a África. Por exemplo, a presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) do ano passado e o Conselho de Transição Energética reuniram governos, instituições de desenvolvimento e financiadores para criar uma estrutura de investimento de apoio para o Plano de Transição Energética da Nigéria. A estratégia de eletrificação do Quénia focou-se numa variedade de fontes de energia renovável, explorando vários canais de financiamento públicos e privados e estratégias para alternativas ao carvão: industriais, rurais e ligadas ou não à rede.

Mas precisamos urgentemente de mais ação e investimento, e o Fórum Energia Sustentável para Todos é uma oportunidade para impulsioná-los. O evento está a reforçar a importância de apoiar África nos seus esforços climáticos e destacar a liderança africana na Corrida para as Zero emissões a nível mundial. Tudo isto está a acontecer na preparação para a COP27 no Egito em novembro – a primeira cimeira climática mundial em África desde 2016.

Os países africanos podem indicar o caminho a seguir ao potencializarem o crescimento das suas economias com energias limpas. Mas não deveriam ter de agir sozinhos.

https://prosyn.org/FYKMnFipt