frankel114_aydinmutluGetty Images_dollargold aydinmutlu/Getty Images

O coração negro do ouro

CAMBRIDGE – O preço do ouro chegou a uma alta recorde de US$ 2 milaonça no início de agosto. E ainda que os economistas mais conhecidos venham tratando o ouro como um espetáculo menor desde que o mundo abandonou o padrão-ouro em 1971, esta alta recente de preços é um sinal significativo.

Trêsexplicações para o preço elevado do ouro - relacionadas à política monetária americana, a riscos e a um desejo crescente dos investidores de uma alternativa segura ao dólar - foram apresentadas. Cada uma tem uma parte da verdade.

O Federal Reserve Americano vem relaxando a política monetária de modo agressivo desde o início da recessão do coronavírus, em março. É verdade que atualmente há poucos sinais de uma inflação - durante séculos, um dos principais motivos para se ter ouro. Porém, os preços em alta das mercadorias não são o único sinal de dinheiro fácil. A combinação de atuais taxas de juros baixas, dólar depreciado e preços de ações em alta - para não falar no tamanho da folha de balanço do Fed - reflete a postura de política monetária acomodativa do Fed.

https://prosyn.org/hzGNau9pt