lawson1_ISSOUF SANOGOAFP via Getty Images_africagirlsolarpanel Issouf Sanogo/AFP via Getty Images

Pay-As-You-Go para o desenvolvimento africano

LOMÉ – O aumento dos serviços digitais pré-pagos (PAYGo) em África é motivo de comemoração. Ao permitir que as populações de rendimento baixo, tanto rurais como urbanas, tenham acesso a bens e serviços necessários para sobreviver (comida, água e abrigo), mas também para prosperar (educação, assistência médica e ativos geradores de rendimento), o modelo de negócios PAYGo pode melhorar significativamente a sua qualidade de vida. De facto, se tiverem apoio suficiente, os modelos PAYGo podem revolucionar o fornecimento de bens e serviços, estimulando assim o desenvolvimento inclusivo.

Os modelos digitais PAYGo aproveitam a comunicação “máquina para máquina” e a tecnologia de sensores para permitir que as empresas controlem o uso, bloqueiem ou desbloqueiem os seus recursos e acedam a dados relevantes remotamente. Isso, juntamente com mecanismos de fixação de preços flexíveis, possibilita às empresas oferecerem bens e serviços aos consumidores com capital limitado e fluxos de rendimento variáveis, trazendo melhorias imediatas aos padrões de vida.

Por exemplo, ao reduzir o custo inicial de máquinas agrícolas, moinhos e sistemas de irrigação, os modelos PAYGo podem permitir aos agricultores aumentarem a sua produtividade e, por sua vez, os seus rendimentos. Para isso, a start-up nigeriana Hello Tractor, em parceria com o fabricante global de tratores John Deere, criou um programa que oferece a pequenos agricultores na Nigéria, Quénia e Moçambique acesso a pedido aos equipamentos da empresa.

https://prosyn.org/oNBJ6Ezpt