elerian143_Nicolas EconomouNurPhoto via Getty Images_covidlockdown Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

O inverno do nosso desconforto

CAMBRIDGE – O início de 2022 foi marcado por um sentimento cada vez mais profundo de desconforto, e não apenas dentro dos governos, que enfrentam desafios relacionados com a saúde, a economia, a geopolítica e, em alguns casos, a segurança nacional e financeira. As famílias e um vasto leque de empresas também estão a sentir o mesmo. Todos foram excluídos ou mantidos longe da “normalidade” por muito mais tempo do que o esperado.

A COVID-19 é um fator relevante, sem dúvida, mas foi acompanhada por vários outros desenvolvimentos, desde o aumento das tensões geopolíticas e da inflação, até à vulnerabilidade financeira das famílias, escassez de mão de obra e volatilidade do mercado.

A variante Ómicron fez subir as infeções por COVID-19 para níveis que seriam considerados muito perigosos com as variantes dominantes anteriores, como Alfa ou Delta. Felizmente, a Ómicron demonstrou ser menos grave, com os novos casos a serem muito menos propensos a levar à hospitalização ou morte. De facto, muitos esperam que a Ómicron eventualmente permita uma transição da pandemia altamente disruptiva dos últimos dois anos. Nesse cenário, o novo coronavírus tornar-se-ia endémico, mas relativamente administrável, especialmente se ajustarmos a forma como fazemos certas coisas.

https://prosyn.org/4gQhtQBpt