

Though the US Federal Reserve’s first interest-rate hike of 2023 is smaller than those that preceded it, policymakers have signaled that more increases are on the way, despite slowing price growth. But there is good reason to doubt the utility – and fear the consequences – of continued rate hikes, on both sides of the Atlantic.
BERKELEY – A ideia de um dólar digital já paira no ar há algum tempo. Recentemente, a ideia foi lançada pela secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e pelo presidente da Reserva Federal (Fed), Jay Powell. Num evento que decorreu em fevereiro, Yellen sinalizou a ideia como “absolutamente digna de ser analisada”, acrescentando que o Banco da Reserva Federal de Boston, em conjunto com académicos do MIT, já estava a fazer isso. Num depoimento que deu ao Congresso, no dia a seguir, Powell considerou o dólar digital como “um projeto de elevada prioridade para nós”.
Alguns veem isto como mais uma frente de batalha na guerra fria tecnológica entre os Estados Unidos e a China. O Banco Popular da China (PBOC) será quase certamente o primeiro grande banco central a lançar uma moeda digital, o mais tardar em 2022. Se os EUA não agirem rapidamente, ficarão para trás. O sistema financeiro dos EUA continuará estagnado no século XX, prejudicando a competitividade dos EUA. A posição do dólar como moeda internacional dominante será delapidada pela facilidade de uso da unidade digital da China em transações internacionais e os EUA irão desperdiçar uma fonte única de alavancagem monetária e financeira.
Na verdade, essas preocupações são exageradas ou completamente erradas. A principal motivação do PBOC para emitir um renminbi digital é criar uma alternativa controlada pelo governo para duas plataformas de pagamento digital bastante grandes e pouco regulamentadas: Alipay e WeChat Pay.
To continue reading, register now.
Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.
Subscribe
As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.
Register
Already have an account? Log in