scdavies1_Phil BarkerFuture Publishing via Getty Images_covid contact tracing Phil Barker/Future Publishing via Getty Images

Um pouco de prevenção para as pandemias

LONDRES – Com a disponibilização das vacinas para a COVID-19 a ganhar impulso, os líderes mundiais têm a oportunidade de se focarem mais no futuro da saúde pública. Tanto a nível nacional como a nível internacional, através de organizações multilaterais como o G20, o G7 e o G77, o objetivo deve ser o de fortalecer as estruturas que se revelaram essenciais na gestão da pandemia.

A Organização Mundial da Saúde, por exemplo, desempenhou um papel crucial em reunir partes interessadas díspares por trás de um propósito comum. Através de colaborações, tal como o inovador Access to COVID-19 Tools (ACT)Accelerator, os governos, as organizações multilaterais, as corporações e os filantropos têm ajudado a entregar vacinas, terapias e diagnósticos em zonas do mundo que não os têm.

Na verdade, testemunhámos um nível sem precedentes de colaboração internacional, entre entidades públicas e privadas e entre entidades privadas durante a pandemia. Quando houve uma necessidade urgente de aplicações de localizações de contactos, os grandes concorrentes de tecnologia colocaram as suas rivalidades de lado para trabalharem numa solução com os organismos de saúde pública. A rapidez no desenvolvimento, nos testes e na produção de vacinas tem sido um empreendimento intersetorial que envolve governos, instituições académicas, empresas em fase de arranque e grandes empresas farmacêuticas. O mesmo aplica-se à verificação de dados e aos prognósticos de doenças, que envolveram uma combinação de universidades, setor de tecnologia e agências governamentais.

https://prosyn.org/frJ7UmFpt