suzman6_Pool BOUVETDE KEERLEGamma-Rapho via Getty Images_mandelaliberation Pool Bouvet/De Keerle/Gamma-Rapho via Getty Images

Como Nelson Mandela vergou a história

SEATTLE –Há vinte e cinco anos, a África do Sul realizou as suas primeiras eleições livres após o fim do apartheid. O Congresso Nacional Africano venceu de forma esmagadora e o seu líder, Nelson Mandela, começou a unir novamente o país como seu novo presidente. À medida que a África do Sul pós-apartheid completa as suas sextas eleições democráticas, vale a pena recordar o legado formidável de Mandela.

Em 1994, era eu um jovem jornalista no Financial Times, encarregue de observar Clarence Makwetu, o líder do partido do Congresso Pan-Africano de extrema-esquerda, a emitir o seu voto. Makwetu não tinha interesse na reconciliação. Durante o apartheid, a ala militar do PAC adotou o slogan um colono, uma bala, e os seus membros apelaram para que se empurrasse todos os brancos para o mar.

Como nunca se realizou nenhuma sondagem confiável de eleitores negros em África do Sul, alguns previram que Makwetu e o seu partido poderiam garantir até um quarto dos votos. Muitos recearam que tal resultado pudesse desencadear uma erupção de violência e, no início, parecia que isso fosse acontecer.

https://prosyn.org/fM63fDZpt