mody28_ NOAH SEELAMAFP via Getty Images_india unemployment NOAH SEELAM/AFP via Getty Images

O boom da Índia é um mito perigoso

PRINCETON – As elites indianas estão inebriadas com as perspetivas económicas do seu país e esse otimismo reflete-se no estrangeiro. O Fundo Monetário Internacional prevê que o PIB da Índia aumente 6,1% este ano e 6,8% no ano que vem, tornando-se uma das economias de crescimento mais rápido do mundo. Outros comentadores internacionais fizeram previsões ainda mais efusivas, proclamando a chegada de uma década indiana ou mesmo de um século indiano.

Na verdade, a Índia está a avançar rapidamente num caminho perigoso. Todo o incentivo entusiasmado é baseado num jogo de números tendencioso. Mais do que outras economias, o mercado indiano oscilou durante os três anos civis de 2020 a 2022, caindo drasticamente duas vezes com o aparecimento da COVID-19 e regressando, depois, aos níveis antes da pandemia. A sua taxa de crescimento anual nesses três anos registou um débil valor de 3,5%, aproximadamente o mesmo do ano imediatamente anterior à crise da COVID.

Todas as previsões de taxas de crescimento futuras mais elevadas extrapolam a partir da última recuperação da pandemia. No entanto, mesmo com as restrições relacionadas com a pandemia a tornarem-se, em grande parte, uma memória do passado, a economia desacelerou no segundo semestre de 2022 e essa fragilidade persistiu este ano. Descrever a Índia como uma economia em expansão é uma ilusão revestida de má economia.

https://prosyn.org/AwW2NaDpt