lopes12_PIUS UTOMI EKPEIAFP via Getty Images_fossil fuel worker PIUS UTOMI EKPEI/AFP via Getty Images

Ajudar os países de médios rendimentos e exportadores de energia a abandonar o vício dos combustíveis fósseis

CIDADE DO CABO – A volatilidade que se verifica nos mercados do petróleo e do gás chocou muitas pessoas no mundo desenvolvido. Mas o seu impacto sobre os países em desenvolvimento que dependem da produção de combustíveis fósseis tem sido muito pior.

Com o tempo, à medida que o mundo se virar cada vez mais para fontes de energia mais baratas e limpas, os combustíveis fósseis tornar-se-ão menos lucrativos, o que forçará os países exportadores de energia a encontrar outras fontes de rendimento. O que significará isto para os países em desenvolvimento e de “médios rendimentos” que são no seu conjunto responsáveis por 48% e 52% da produção global de petróleo e de gás, respectivamente?

Apesar de o petróleo e o gás terem sustentado durante anos as economias de países como a Nigéria, o México, o Gana e a Argentina, a dependência que criaram originou uma série de problemas, desde a poluição ambiental que afecta negativamente a saúde pública à confiança excessiva nas exportações de combustíveis fósseis conseguidas à custa do desenvolvimento de outros sectores.

https://prosyn.org/h7tNLYUpt