haass162_BettmannContributorGetty Images kissinger Bettmann / Contributor Getty Images

O Legado de Henry Kissinger

NOVA YORK – É difícil imaginar o mundo sem Henry Kissinger, não apenas porque viveu até os 100 anos, mas porque ocupou um influente – e por vezes dominante – lugar na política externa e nas relações internacionais americanas durante mais de meio século.

Nascido na Alemanha em 1923, Kissinger imigrou para os Estados Unidos em 1938, retornou à Alemanha enquanto estava no exército dos EUA, depois foi aluno e mais tarde membro do corpo docente da Universidade de Harvard. Serviu durante oito anos no governo dos EUA, primeiro como conselheiro de segurança nacional e depois como secretário de Estado (desempenhando ambas as funções simultaneamente entre 1973 e 1975) sob os presidentes Richard Nixon e Gerald Ford.

Suas realizações no cargo foram muitas e substanciais. Para começar, houve a abertura com a China, uma oportunidade criada pela cisão sino-soviética, mas identificada e depois explorada por Kissinger e Nixon para exercerem influência sobre a União Soviética (o principal adversário dos EUA). Essa abertura diplomática não só pôs fim a décadas de hostilidade entre os EUA e a China, como também produziu uma fórmula para atenuar as diferenças em relação a Taiwan, lançou as bases para a transformação econômica da China e estabeleceu uma relação duradoura e cada vez mais importante.

https://prosyn.org/yzXWsQcpt