stiglitz294_JOSEPH PREZIOSOAFP via Getty Images_vaccineprotest Joseph Prezioso/AFP via Getty Images

O COVID-19 e Liberdade Humana

NOVA YORK – O aumento de casos, hospitalizações e mortes por COVID-19 nos Estados Unidos serve como um amargo lembrete de que a pandemia ainda não acabou. A economia global não voltará ao normal até que a doença esteja sob controle em todos os lugares.

Mas no caso dos EUA essa é uma verdadeira tragédia, porque o que está acontecendo no país é absolutamente desnecessário. Enquanto as pessoas dos mercados emergentes e países em desenvolvimento anseiam por obter a vacina (com muitos morrendo porque não podem obtê-la), o suprimento dos EUA é amplo o suficiente para fornecer uma dose dupla – e  agora uma dose de reforço – para todos em todo o país. E se quase todo mundo fosse vacinado, o COVID-19 quase certamente “desapareceria”, como memoravelmente disse o ex-presidente Donald Trump.

E mesmo assim, não foram vacinadas quantidades de pessoas suficientes nos EUA para evitar que a variante Delta, altamente contagiosa, levasse o  número de casos a novos picos em muitas áreas. Como tantos em um país com pessoas aparentemente bem educadas agem de forma tão irracional, contra seus próprios interesses, contra a ciência e contra as lições da história?

https://prosyn.org/KzcY80Mpt