Miriam Mutebi, a Breast Surgical Oncologist and Assistant Professor of Surgery at the Aga Khan University Hospital in Nairobi, Kenya, is a board member of the Union for International Cancer Control and President-elect of the African Organization for Research and Training in Cancer.
NAIROBI – As doenças não transmissíveis (DNT), tais como doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e obesidade, matam 41 milhões de pessoas por ano, com 77% dessas mortes a ocorrer em países de baixo e médio rendimento (PBMR).
Na África Subsariana, as DNT são atualmente responsáveis por cerca de 37% das mortes – acima dos 24% em 2000. O cancro é uma das três principais doenças que impulsionam esse aumento, contabilizando mais de meio milhão de mortes em 2020. E espera-se que esse número duplique até 2030, se o estado atual se mantiver.
À semelhança do que acontece com outras DNT, muitos casos de cancro poderiam ser evitados se os fatores de risco comportamentais fossem abordados, tais como o consumo de tabaco e de álcool e a obesidade, que contribuem para mais de 40% de todas as mortes por cancro em todo o mundo.
To continue reading, register now.
Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.
Subscribe
As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.
Register
Already have an account? Log in