akufoaddo1_EDUARDO SOTERASAFP via Getty Images_childrenschoolafrica Eduardo Soteras/AFP via Getty Images

A educação global atingiu um ponto crítico

ACRA – O Dia Internacional da Educação (24 de Janeiro) é uma excelente ocasião para reflectirmos no papel essencial da educação na consecução de um mundo pacífico e próspero. O impacto severo exercido pela pandemia da COVID-19, pelas crises globais de alimentos e combustíveis e pelas alterações climáticas sobre a experiência educativa de milhões de crianças em todo o mundo, especialmente nos países de baixos rendimentos, vieram sublinhar a necessidade de uma nova reflexão.

Depois de três anos de perturbações constantes, a educação global atingiu um ponto crítico. Uma população instruída é o recurso mais valioso da humanidade, mas a nossa incapacidade colectiva de resolver a crise da educação representa uma séria ameaça para as perspectivas futuras de milhões de raparigas e rapazes, ao turvar os horizontes sociais e económicos de países inteiros.

Antes do início da COVID-19, mais de 250 milhões de crianças não frequentavam a escola, e metade de todos os alunos de países de baixos e médios rendimentos terminavam o ensino primário sem competências básicas de leitura. A pandemia, que afectou desproporcionalmente os países de menores rendimentos, agravou estas disparidades chocantes, colocando mais 24 milhões de crianças e jovens em risco de abandono permanente. A percentagem de crianças em países de baixos e médios rendimentos que não consegue ler e compreender uma história simples aos dez anos aumentou para quase 70%.

https://prosyn.org/5tW5kTIpt