coleman3_MICHELE SPATARIAFP via Getty Images_naira MICHELE SPATARI/AFP via Getty Image

Um Plano Marshall para África

NOVA IORQUE – África poderá ser a maior fonte de crescimento económico nos próximos cinquenta anos. Mas, durante o mesmo período, o continente também poderá desencadear a próxima grande guerra europeia.

A Goldman Sachs prevê que o PIB de África cresça desde perto dos 3 biliões de dólares actuais para 44 biliões de dólares em 2075, e que a sua quota-parte no PIB global aumente de 3% para 11%. Este aumento tornaria o continente num dos principais motores do crescimento mundial, apenas ultrapassado pela Índia, que se prevê adicionar 46 biliões de dólares ao PIB durante o mesmo período. Para contextualizarmos estes valores, entre 2030 e 2075 o modelo da Goldman Sachs prevê que o PIB chinês aumente menos 8,5 biliões de dólares, e que o PIB dos Estados Unidos aumente menos 16,5 biliões de dólares, do que o PIB de África.

Com efeito, até 2075, prevê-se que a Nigéria se torne na quinta maior economia do mundo, com um PIB de 13 biliões de dólares, e o Egipto na sétima maior, com um PIB de mais de 10 biliões de dólares. Entretanto, a Etiópia deverá ficar no 17º lugar, enquanto a África do Sul permanecerá perto do 25º, e os seus PIB ultrapassarão respectivamente os 6 e os 3 biliões de dólares.

https://prosyn.org/3Fe8mMupt