ghebreyesus8_Scott OlsonGetty Images_vaccines Scott OlsonGetty Images

Criar uma melhor estrutura de saúde global

GENEBRA – É incrível pensar que quando foi realizado o último Fórum da Paz de Paris, em novembro de 2020, ainda não havia nenhuma vacina aprovada contra a COVID-19. Um ano depois, mais de sete mil milhões de doses foram administradas, evitando inúmeras mortes e ajudando a inverter a tendência da pandemia em muitos países. Mas este triunfo científico está a ser ofuscado pelo fracasso em garantir que todas as pessoas beneficiem dele.

No momento em que este artigo foi escrito, mais de um terço da população mundial estava totalmente vacinada. Mas em África, essa percentagem era de apenas 6,7%. Isto é inaceitável e temos de mudar este cenário com urgência. Qualquer ameaça à solidariedade mundial é uma ameaça à segurança e estabilidade mundiais.

Todos os governos têm a responsabilidade de proteger as respetivas populações. Mas o fracasso de alguns governos em partilhar recursos cruciais – incluindo informações, amostras biológicas e ferramentas, o que contempla vacinas, testes e outros produtos – privou os seus homólogos em muitos países de rendimento baixo e médio-baixo da capacidade de cumprir esse mandato.

https://prosyn.org/G66AFtmpt