sirleaf4_gettyimages_africaeuropemapconnections Getty Images

Uma nova parceria Euroafricana

ABUJA – A Europa e a África estão inextricavelmente ligadas pela história, pela geografia e por laços económicos. Actualmente, a garantia de um futuro pacífico e próspero para cada um dos continentes requer que ambos cooperem – mas não o relacionamento entre doadores e mendicantes que definiu a “cooperação” no passado. Em vez disso, os líderes de ambos os lados têm de construir um relacionamento estratégico equitativo que beneficie tanto a Europa como a África, e tanto a África como a Europa.

Os líderes africanos e europeus têm de criar hoje os alicerces de um relacionamento deste tipo, através de um acordo estratégico e prospectivo que aborde os desequilíbrios estruturais, que aproveite os benefícios das migrações, e que distribua benefícios tangíveis aos seus cidadãos, especialmente aos mais desfavorecidos ou aos particularmente vulneráveis às alterações climáticas. E têm de comprometer-se com a sua implementação no longo prazo.

Os pilares desta estratégia já foram identificados. Desde a sua constituição no ano passado pela Friends of Europe, pela Fundação Mo Ibrahim e pela campanha ONE, o Grupo de Alto Nível UE-África – que todos integramos – tem vindo a trabalhar na identificação das medidas essenciais para a evolução em áreas políticas nucleares. Estes esforços produziram um plano de acção com quatro pontos para a criação de um futuro partilhado mais dinâmico, equitativo e sustentável.

https://prosyn.org/SBvjr2Wpt