pei88_ROBERTO SCHMIDTAFP via Getty Images_usflagtrump Roberto Schmidt/AFP via Getty Images

Os EUA podem vencer a nova Guerra Fria?

CLAREMONT (CALIFÓRNIA) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem classificado o confronto dos Estados Unidos com a China e a Rússia como uma disputa aberta entre democracia e autocracia. Se isso for verdade, uma vitória americana vai depender não só da capacidade do país de superar seus adversários, mas também de seu sucesso em proteger a democracia em casa.

No primeiro imperativo, os Estados Unidos estão bem posicionados para ter sucesso, graças a uma série de golpes de mestre diplomáticos. Para começar, nas recentes cúpulas do G7 e da OTAN, Biden cimentou uma aliança ampla que inclui Europa e Ásia contra Rússia e China. Isso segue a mobilização rápida dos governos ocidentais para apoiar a Ucrânia e punir o presidente russo, Vladimir Putin, pela guerra por ele lá lançada em fevereiro.

Biden também tem tirado vantagem da agressão chinesa contra seus vizinhos para consolidar alianças americanas no Leste Asiático. A aliança Quad (Diálogo de Segurança Quadrilateral)– que inclui Austrália, Índia, Japão e EUA – vem aprofundando sua cooperação estratégica. Em suma, o governo Biden está provando sua capacidade de reunir os aliados democráticos da América no exterior para enfrentar seus adversários autocráticos.

To continue reading, register now.

Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.

Subscribe

As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.

Register

https://prosyn.org/uYWCMznpt