moghalu2_FABRICE COFFRINIAFP via Getty Images_ngozi okonjo-iweala wto Fabrice Coffrini/AFP via Getty Images

O momento de a OMC ser a favor de África

BOSTON – A escolha do próximo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) entrou na sua fase final, restando dois candidatos na corrida: Ngozi Okonjo-Iweala, ex-ministra das Finanças e Economia da Nigéria e ex-diretora-geral do Banco Mundial, e Yoo Myung-hee, ministra do Comércio da Coreia do Sul. Tendo em vista os desafios atuais da OMC, Okonjo-Iweala é a melhor escolha.

A OMC enfrenta duas grandes crises: uma crise institucional causada pela rivalidade das grandes potências entre os Estados Unidos e a China, e uma crise da globalização – da qual a OMC, como supervisora das regras de comércio mundial, é um símbolo importante.

As tensões comerciais sino-americanas paralisaram a organização, com os EUA a bloquear a nomeação de novos juízes para o seu órgão de recurso, que é o órgão que trabalha para resolver disputas comerciais entre os países-membros. Além disso, a crise da COVID-19, outra fonte de tensão entre grandes potências, levou muitas empresas a considerar a realocação das suas produções para reduzir a sua dependência dos fornecedores chineses atingidos pela pandemia, o que perturba as cadeias de abastecimento globais que são cruciais para o comércio mundial.

https://prosyn.org/1VLDnM7pt