frankel134_George RoseGetty Images_the west green energy George Rose/Getty Images

A política energética do Ocidente pode ser geopolítica e verde

CAMBRIDGE – A invasão da Ucrânia pela Rússia vem ampliando a importância das considerações de segurança nacional nas políticas energéticas dos países ocidentais. Ao mesmo tempo, os governos devem continuar a se concentrar na redução dos danos ambientais – em particular, na redução das emissões de gases de efeito estufa. Ambos os objetivos, geopolíticos e ambientais, são urgentes e devem ser avaliados em conjunto.

Esses dois objetivos não estão necessariamente em conflito, como creem alguns. Há muitas medidas energéticas que o Ocidente pode adotar que beneficiariam o meio ambiente e levariam adiante seus objetivos geopolíticos. Os passos mais óbvios, em especial para a União Europeia, são sanções que reduzam a demanda por importações de combustíveis fósseis da Rússia.

Uma revisão de diferentes áreas da política energética revela outras opções. Aqui, enfatizo os prós e contras que não parecem escolhas claras em que todos saem ganhando, em oposição às decisões de políticas econômicas em que as compensações são agudas e observadores sensatos podem discordar.

https://prosyn.org/3ZTuNk4pt