delong222_Kevin Dietsch-PoolGetty Images_faucicoronavirus Kevin Dietsch/Pool/Getty Images

Testando a economia dos EUA pela morgue

BERKELEY – A renda e a produção nacional dos EUA no primeiro trimestre de 2020 estavam 1,25% abaixo do que havia sido no quarto trimestre de 2019, mas ainda 9,5% acima do que seria no segundo trimestre deste ano. Agora que a renda nacional dos EUA caiu mais 12% do que era no início do ano, o que devemos esperar para o terceiro trimestre?

Os Estados Unidos sempre acabaram tendo sorte, mas não seria prudente apostar nisso. De acordo com Austan Goolsbee e Chad Syverson, da Booth School of Business da Universidade de Chicago, foi a autoproteção voluntária, e não as restrições legais às atividades, que impulsionaram a maior parte do declínio nos gastos dos consumidores nesses últimos meses. Além disso, alertam eles que "se a revogação de bloqueios levar a um rápido aumento de infecções e mortes por COVID, bem como uma concomitante fuga de consumidores do mercado", isso "poderá acabar prejudicando a atividade comercial".

De fato, vimos neste verão que o término ou a flexibilização dos bloqueios costuma levar a um rápido aumento nas infecções por COVID-19. Uma boa previsão para a economia americana, então, deveria começar prevendo o futuro da pandemia. No entanto, a maioria das tabelas, gráficos e estatísticas referentes ao vírus e seu impacto são inúteis para fins de previsão.

https://prosyn.org/pKX23z8pt