Kishore Mahbubani, a distinguished fellow at the Asia Research Institute at the National University of Singapore, is the co-author of The ASEAN Miracle: A Catalyst for Peace (National University of Singapore Press, 2017) and the author of Has China Won? (PublicAffairs, 2020).
SINGAPURA – Chegou a hora de pensar o impensável: a era do domínio norte-americano nos assuntos internacionais pode muito bem estar a chegar ao fim. À medida que esse momento se aproxima, a questão principal é: quão bem preparados estarão os Estados Unidos da América para isso?
A ascensão da Ásia, nas últimas décadas, é mais do que uma história de rápido crescimento económico. É a história de uma região que está a atravessar um renascimento em que as mentalidades das pessoas estão a ser reabertas e as suas perspectivas renovadas. O movimento da Ásia para retomar o seu antigo papel central na economia mundial tem tanta força que é praticamente imparável. Embora a transformação possa não ser sempre homogénea, já não há mais sombra de dúvida de que um século asiático está no horizonte e de que a química do mundo mudará profundamente.
Os líderes mundiais - sejam eles políticos ou intelectuais - têm a responsabilidade de prepararem as suas sociedades para as mudanças globais iminentes. Mas muitos líderes norte-americanos estão a esquivar-se dessa responsabilidade.
To continue reading, register now.
Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.
Subscribe
As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.
Register
Already have an account? Log in