frankel133_Pavel PavlovAnadolu Agency via Getty Images_ikearussiawar Pavel Pavlov/Anadolu Agency via Getty Images

Essas sanções à Rússia são diferentes

CAMBRIDGE – A potência surpreendente das sanções multilaterais impostas à Rússia só é superada pela da resistência ucraniana à invasão de seu país pelos russos. É verdade que é difícil imaginar que as sanções botem a economia russa de joelhos mais depressa do que as tropas russas conseguem capturar Kiev ou acabar com o país. Mas, em última análise, a Rússia vai perder muita coisa nesta guerra.

Em dezembro, o presidente dos EUA, Joe Biden, alertou o presidente russo, Vladimir Putin, de que sanções severas em resposta a uma invasão russa da Ucrânia imporiam um preço terrível. No entanto, muitos encararam essas ameaças como bravatas.

Dá pra ver o porquê. Pelo menos desde a virada do século, presidentes dos EUA vêm tendo um histórico ruim em termos de bancar o que dizem em política externa. Havia ainda mais razões para ceticismo em relação aos alertas da Europa. A Alemanha, por exemplo, passou a década anterior ampliando sua dependência da energia russa. Além disso, as sanções ocidentais desencadeadas pela captura russa da Crimeia em 2014 falharam em ter o efeito desejado.

https://prosyn.org/idT3M1Opt