kklugman1_DANIEL BELOUMOU OLOMOAFP via Getty Images_babyhospitalafrica Daniel Beloumou Olomo/AFP via Getty Images

Um assassino de crianças enfrenta uma solução à sua altura

SEATTLE – À semelhança de muitas outras pessoas, passei grande parte dos últimos anos em confinamento para evitar adoecer. E agora estamos a aprender que esse ato generalizado de desaparecer produziu alguns efeitos colaterais inesperados. Em particular, as infeções de doenças outrora comuns – como a gripe e o vírus sincicial respiratório (VSR) – caíram a pique.

Mas hoje em dia, como grande parte do mundo regressou aos seus ritmos normais pré-pandemia, essa breve pausa acabou. O VSR, uma infeção perigosa que mata mais de 100 mil crianças mais novas por ano, voltou com intensidade. Vários países, incluindo África do Sul e Austrália, registaram grandes surtos de VSR e os hospitais nos Estados Unidos estão cheios de bebés com graves dificuldades respiratórias.

O aumento alarmante nos casos de VSR é um mau presságio para os meses de inverno no hemisfério norte, especialmente com uma expectável época da gripe difícil. No entanto, embora o VSR possa resultar em doenças graves, como pneumonia, em crianças de tenra idade de todo o mundo, raramente é mortal nos países de alto rendimento como os EUA. Mais de 97% das mortes por VSR ocorrem em países de baixo e médio rendimento – uma flagrante disparidade que tornou a doença uma das principais causas de morte de recém-nascidos e crianças mais novas nesses países.

https://prosyn.org/NUgqR3Spt