puliti2_In Pictures Ltd.Corbis via Getty Images_nigeria internet access In Pictures Ltd./Corbis via Getty Images

O mundo precisa de uma tábua de salvação digital

WASHINGTON, DC – Nos períodos de crise, as tecnologias digitais fornecem uma tábua de salvação que mantém as pessoas, as comunidades e as empresas a funcionar. Desde a pandemia de COVID-19 até aos conflitos violentos e desastres naturais, estarmos ligados permitiu-nos continuar a trabalhar, aprender e comunicar.

A forma como os governantes deram resposta a essas emergências desempenhou um papel importante. Em particular, como revela o novo documento do Comité de Desenvolvimento do Grupo Banco Mundial, uma regulamentação mais ágil acelerou a digitalização e desencadeou a inovação. No atual contexto global de várias crises sobrepostas, isto precisa de se tornar a norma. A infraestrutura de uma Internet segura e resiliente é uma necessidade fundamental.

Durante a pandemia, à medida que as nossas vidas foram ficando cada vez mais online, o uso da Internet aumentou em todo o mundo. Em 2020, 800 milhões de pessoas estiveram online pela primeira vez e 58 países de baixo e médio rendimento utilizaram pagamentos digitais para fornecer ajuda em contexto COVID-19. Para gerir este aumento, os governos e reguladores em mais de 80 países agiram rapidamente para mudar as regras, inclusive as que regem a atribuição do espetro de radiofrequências – as ondas eletromagnéticas usadas para comunicações sem fio. No Gana, os reguladores atribuíram um espetro de radiofrequências temporário às redes com elevada procura e todos os fornecedores de serviços móveis tiveram autorização para alargar a cobertura. Isso resultou num serviço de melhor qualidade para mais de 30 milhões de assinantes de comunicações móveis, permitindo-lhes “sair” para trabalhar, aprender online e aceder a serviços essenciais.

https://prosyn.org/RJ62UNOpt