saha1_Zakir Hossain ChowdhuryAnadolu Agency via Getty Images_bangladesh vaccine Zakir Hossain Chowdhury/Anadolu Agency via Getty Images

Como salvar nove milhões de crianças

DACA – No ano passado, uma criança morreu de pneumonia a cada 39 segundos, em média. Uma forma de infeção respiratória aguda, a pneumonia é detetável, tratável e evitável. As vacinas pneumocócicas conjugadas (VPC) – que protegem contra as bactérias que causam a pneumonia e a meningite (uma infeção cerebral com risco de vida) – existem desde 2000. Mas o seu uso tem-se concentrado em grande parte nos países desenvolvidos, por um simples motivo: são muito caras. Felizmente, uma nova vacina poderá mudar isso.

Na situação atual, a pneumonia afeta desproporcionalmente os mais vulneráveis: crianças e idosos, especialmente aqueles que vivem em países em desenvolvimento. Em 2019, 70 milhões de crianças não estavam totalmente protegidas com as VPC. Mais de 80% dessas crianças viviam no Sudeste Asiático, no Pacífico Ocidental e em África. Este número pode ser ainda maior em 2020, porque muitos dos países com grandes populações de crianças não vacinadas relataram perturbações consideráveis nos seus programas de vacinação como consequência da COVID-19.

Antes da pandemia, as crianças em países de baixo rendimento tinham quase 14 vezes mais probabilidades de morrer antes dos cinco anos do que as crianças em países de elevado rendimento, devido principalmente à pneumonia e a outras infeções agudas. Esse valor pode aumentar: novos dados mostram que as perturbações nos sistemas de saúde e na diminuição do acesso aos alimentos relacionadas com a pandemia podem causar mais um milhão de mortes infantis em países de rendimentos baixo e médio.

https://prosyn.org/ndL1LUfpt