kazakh president resigns Rasit Aydogan/Anadolu Agency/Getty Images

Quais são os próximos passos para o Cazaquistão?

ASTANA –No dia 19 de março, o único presidente que o Cazaquistão independente já conheceu, Nursultan Nazarbayev, anunciou a sua renúncia após quase três décadas de poder quase absoluto. Num discurso transmitido pela televisão, Nazarbayev elogiou as conquistas do país e apelou aos jovens para construírem um futuro brilhante.

No entanto, não foi uma verdadeira despedida, porque Nazarbayev disse que não estava a sair do cenário político. A grande questão agora é quais são os próximos passos para o Cazaquistão.

Embora a renúncia de Nazarbayev tenha sido uma surpresa, a sua promessa de permanecer na política levou anos para ser feita. Antes, ele recebeu os títulos de Primeiro Presidente (2000), Líder da Nação (2010) e, em 2017, Elbasy, uma palavra cazaquistanesa que significa chefe da nação ou do povo. Devido à sua missão histórica, concederam-lhe o direito vitalício de apresentar iniciativas sobre a construção do Estado, a política interna e externa e a segurança nacional. Além disso, os órgãos do Estado do Cazaquistão são obrigados a considerar as suas propostas.

https://prosyn.org/BnRZSeQpt