elerian146_economic downturn IMF Getty Images

Os motores do crescimento estão enguiçados

CAMBRIDGE –  A revisão que o Fundo Monetário Internacional fez de suas Perspectivas do Mundo Econômico(WEO - World Economic Outlook, no original) é preocupante. É raro uma organização revisar tão para baixo suas projeções de crescimento econômico em apenas um trimestre de ano civil. No entanto, neste caso, o FMI tem agido assim com 86% de seus países-membros, o que resultou em uma queda de quase um ponto percentual no crescimento global de 2022 - de 4,4% para 3,6%. Não só isso, essa previsão vem acompanhada de uma alta significativa na inflação projetada, e todo este noticiário ruim vem embrulhado em um pacote de incerteza ainda mais profunda. Há um viés para baixo no equilíbrio dos riscos, e a expectativa é que a desigualdade piore tanto dentro dos países quanto entre eles.

A revisão do WEO tem atraído um volume grande de atenção da mídia. O foco, o que é compreensível, está no tamanho relativamente grande de revisões para o ano atual, a maioria das quais associadas aos efeitos econômicos danosos da invasão da Ucrânia pela Rússia. A guerra está interrompendo o fornecimento de milho, gás, metais, petróleo e trigo, além de ter aumentado o preço de insumos críticos, como fertilizante (que é feito de gás natural). Esses desdobramentos vêm gerando alertas de uma crise alimentar global iminente, além de um grave aumento da fome no mundo. Considerando-se o alcance das interrupções, não me surpreenderia se o FMI divulgasse uma revisão ainda mais para baixo de suas projeções de crescimento mais adiante –  particularmente para a Europa –  ainda este ano.

Entretanto, por mais importante que sejam estes efeitos de 2022, em especial quando se trata do impacto de segmentos vulneráveis da população e de países frágeis, temos de prestar atenção também às perspectivas para 2023 do FMI. A projeção para o próximo ano indica um problema não menos importante no médio prazo: a potência perdida de modelos mundiais de crescimento. O FMI não espera que sua revisão significativa para baixo do crescimento econômico mundial em 2022 seja compensada em 2023. Em vez disso, o órgão vem rebaixando suas previsões para o próximo ano de 3,8% para 3,6%, com ambas as revisões valendo para os países desenvolvidos e em desenvolvimento.

https://prosyn.org/aupbsItpt