singer197_Jean-Christophe PrattConstruction PhotographyAvalonGetty Images_childpovertypollution Jean-Christophe Pratt/Construction Photography/Avalon/Getty Images

Como doar um milhão de dólares

PRINCETON – Recentemente saiu o anúncio de que sou o vencedor do Prêmio Berggruen de Filosofia e Cultura  de 2021, premiação annual de US$ 1 milhão por “grandes realizações no avanço de ideias que transformam o mundo”. Estou, é claro, encantado que meu trabalho tenha sido reconhecido como fazendo o que sempre esperei que fizesse: mudar o mundo para melhor. Me sinto honrado em me juntar aos eminentes vencedores anteriores, dos quais os mais recentes são Martha Nussbaum, Ruth Bader Ginsburg e Paul Farmer, e sou grato a Nicolas Berggruen por seu interesse e apoio – ambos muito raros entre investidores ricos – à filosofia e às ideias.

Assim que a excitação sobre a notícia passou, comecei a pensar no que ia fazer com o dinheiro. Não demorou muito para eu decidir doá-lo.

Primeiro, minha esposa e eu reconhecemos que temos dinheiro suficiente para viver de modo confortável e fazer as coisas que realmente importam para nós, e sentimos que nossos filhos estão em posição semelhante. Ajuda, é claro, o fato deles viverem na Austrália e, ao contrário de grande parte do mundo, terem água potável segura, cuidados de saúde gratuitos ou a custos acessíveis e educação de graça para os filhos deles.

https://prosyn.org/N9Bo2KFpt