mwamukonda1_AMOS GUMULIRAAFP via Getty Images_malawidronetechnologychild Amos Gumulira/AFP via Getty Images

Aproveitar o aumento da população juvenil do Malawi

LILONGWE – O Malawi enfrenta um enorme aumento da população juvenil, com mais de metade da sua população abaixo dos 18 anos, uma proporção que cresce rapidamente. Isto pode ser uma bênção para o desenvolvimento, já que uma população jovem e em idade activa impele a economia para o futuro. Mas se o país não conseguir proporcionar oportunidades educativas e de emprego adequadas à sua população juvenil, uma estrutura demográfica como esta pode tornar-se altamente desestabilizadora.

Para o Malawi, o risco do último cenário é elevado. Um país sem litoral e rodeado por Moçambique, pela Tanzânia e pela Zâmbia, o Malawi integra o grupo dos países mais pobres do mundo desde que conquistou a independência aos Britânicos em 1964. Em 2016, uns impressionantes 70,3% da população vivia abaixo da linha de pobreza do Banco Mundial com menos de 1,90 dólares por dia (em termos de paridade do poder de compra). No ano passado, o país classificou-se em 172º lugar entre 189 países e territórios no Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Neste cenário, a população crescente do Malawi (que deverá duplicar, dos 17,5 milhões em 2018, até 2038) constitui um desafio, por colocar pressão sobre os recursos limitados do país, do capital para investimento aos alimentos. O resultado poderá facilmente ser o desemprego generalizado, a subnutrição e, de forma concebível, migrações em grande escala. As alterações climáticas só agravarão estas pressões sobre os recursos, tornando praticamente impossível a implementação de políticas de atenuação.

https://prosyn.org/5tHiUnapt