ghebreyesus 4Universal Images Group via Getty Images_female surgeon Universal Images Group via Getty Images

A forma como a paridade de género melhora a saúde global

GENEBRA – Desde o início do ano, temos viajado desde o Afeganistão e Paquistão, onde os profissionais de saúde que administram a vacina da poliomielite lutam contra as tempestades de neve para alcançar as crianças que dela necessitam, até Kivu do Norte, onde os funcionários estão a tentar parar um dos surtos de ébola mais mortíferos da história.

As mulheres compõem 70% destes e de outros profissionais de saúde em todo o mundo. Não obstante, um novo relatório da Saúde Global 50/50, lançado na véspera do Dia Internacional da Mulher do ano corrente, mostra que os homens detêm uma parte desproporcional de poder no sector da saúde e ganham remunerações desproporcionais.

Tendo passado parte das nossas carreiras a construir uma força feminina de profissionais de saúde que reduziu as mortes por SIDA, malária e tuberculose na Etiópia para metade, conhecemos a forma como as mulheres contribuem para a saúde pública. É por isso que, ao abrigo do mandato de Ghebreyesus como director-geral, a Organização Mundial de Saúde tem um gabinete com equilíbrio de género pela primeira vez na sua história. Além disso, com a paridade de género atingida em altos cargos da instituição na sede, vamos trabalhar para garantir que os escritórios regionais e nacionais sigam o exemplo.

https://prosyn.org/ka0GW4gpt