ito8_Toru Hanai - PoolGetty Images_kishida Toru Hanai - PoolGetty Images

Para onde levará Fumio Kishida o Japão?

TÓQUIO – A 4 de Outubro, Fumio Kishida tornou-se o 100º primeiro-ministro do Japão, sucedendo a Yoshihide Suga, que só ocupou o cargo durante um ano. Kishida garantiu a posição cimeira depois de vencer a corrida entre quatro pessoas para a liderança do Partido Democrático Liberal. A 31 de Outubro, ele e o PDL enfrentarão eleições nacionais para a Câmara dos Representantes, a câmara mais baixa mas com maior poder no parlamento japonês.

Juntamente com o seu parceiro de coligação, o Partido Komeito, espera-se que o PDL alcance uma vitória decisiva. A última sondagem da NHK situa o apoio ao PDL nos 38,8% (e o do Komeito nos 3,9%). O maior partido da oposição, o Partido Democrático Constitucional, regista apenas um apoio de 6,6%, seguido pelo Partido Comunista, com 2,8%.

Se a vitória do PDL for realmente expressiva, Kishida estará no bom caminho para um mandato de pelo menos três anos como presidente do PDL e de até quatro anos enquanto primeiro-ministro, antes da realização das próximas eleições para o parlamento. É tempo mais que suficiente para introduzir e implementar uma agenda política da sua escolha, e por isso a questão reside em saber que rumo tomará.

https://prosyn.org/1MkddG0pt