piccard3_Patrick Pleulpicture alliance via Getty Images_windturbines Patrick Pleul/picture alliance via Getty Images

Desperdiçar menos, ganhar mais

LAUSANNE – O nosso mundo é extraordinariamente ineficiente. Desperdiçamos quantidades enormes de energia, água, matérias-primas e alimentos. Até desperdiçamos os nossos resíduos e os recursos preciosos que contêm. Não o fazemos necessariamente por nos faltar consciência ecológica, mas antes porque a sociedade em que vivemos foi construída sobre o mito dos recursos infinitos.

A manutenção desta situação de falsa abundância é moralmente inaceitável, quando falta a uma grande parte da população mundial aquilo que é desperdiçado por uma pequena parte. Também implica um custo financeiro considerável, agora que existem tecnologias para acabar com este desperdício.

Embora algumas pessoas considerem o decrescimento económico como opção para se atingirem as metas climáticas globais e outros objectivos ambientais, é muito mais simples defender a adopção de tecnologias que nos permitam ser mais eficientes. Isso significa substituir infra-estruturas antigas e poluentes por sistemas modernos e mais limpos.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/kML1w06pt