bbrende2_Photographer is my lifeGetty Images_globecitydataconnections Photographer is my life/Getty Images

Reforçar a cooperação num mundo conturbado

DAVOS – O mundo encontra-se num ponto de viragem, com o poder a ser transferido e dispersado de modos que assinalam a emergência de uma nova era multipolar. No resultante e conturbado ambiente global, aumentam as oportunidades para concorrer ou cooperar em vários domínios. Em áreas como a economia, a tecnologia e o ambiente, a questão reside em saber se os intervenientes procurarão progredir no sentido de objectivos comuns, ou se pretenderão obter vantagens estratégicas sobre os seus concorrentes.

Durante a maior parte da era pós-Guerra Fria, as questões comerciais, da investigação científica e das alterações climáticas estiveram em grande parte isoladas das considerações da concorrência global. Por exemplo, as economias dos EUA e da China prosperaram conjuntamente durante 20 anos, estimulando oportunidades de mercado e investimento para outros, através de um sistema financeiro e comercial global e aberto.

De modo semelhante, o boom da Internet dos primeiros anos deste século só foi possível graças a uma plataforma comum e facilmente acessível, que permaneceu em grande medida à margem de rivalidades nacionais. Como consequência, o número de pessoas que usam a Internet em todo o mundo aumentou exponencialmente, de pouco mais de 400 milhões em 2000 para aproximadamente dois mil milhões em 2010.

https://prosyn.org/UoQHDZ8pt