borrell11_rterraUniversal Images Group via Getty Images_arctic melt rterraUniversal Images Group via Getty Images

A visão da UE para o Ártico

BRUXELAS – A região do Ártico está a sofrer mutações rápidas devido às repercussões do aquecimento global, a uma concorrência cada vez mais renhida pelos seus recursos e a rivalidades geopolíticas. No que respeita ao futuro da região, a União Europeia tem interesses a defender e um contributo significativo a dar. Tencionamos intensificar o nosso empenhamento nesta zona através de medidas de combate às alterações climáticas, da cooperação internacional, de um desenvolvimento económico sustentável e da prioridade às pessoas.

Graças ao Pacto Ecológico Europeu, em 2050 a Europa será o primeiro continente com um impacto neutro no clima; o nosso compromisso juridicamente vinculativo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 55 % até 2030 constitui uma referência a nível mundial. O Pacto Ecológico Europeu e a nova abordagem da UE para promover uma economia azul sustentável estão no centro da estratégia da União para o Ártico. Entre as nossas principais propostas figuram um apelo à não-exploração do petróleo, do gás e do carvão, incluindo nas regiões árticas, e o estabelecimento de uma presença permanente da UE na Gronelândia.

Esta tarefa não poderia ser mais urgente. As alterações climáticas dizem-nos respeito a todos, mas no Ártico estão a acontecer a um ritmo duas vezes mais rápido do que no resto do mundo. Em breve, alguns troços litorais da região deixarão de estar cobertos de gelo durante o verão e, com o tempo, também durante o inverno. O degelo e o derretimento do pergelissolo estão a libertar grandes quantidades de metano, acelerando ainda mais o aquecimento global, enquanto a subida do nível do mar está a ameaçar cada vez mais as comunidades costeiras em todo o mundo. O relatório do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas das Nações Unidas, de agosto de 2021, sublinhou que na base destes desenvolvimentos estão as atividades humanas.

https://prosyn.org/Wp8DZJVpt