arezki15_ Roger AnisGetty Images_financial crisis egypt Roger Anis/Getty Images

A crise económica do Egipto é uma oportunidade única

WASHINGTON, D.C. – O Egipto está à beira de um abismo financeiro e económico. As entradas de capital que sustentavam o mercado da sua dívida soberana secaram, desvalorizações consecutivas provocaram a derrocada da libra e a inflação está nos 21%, no seguimento da rápida erosão das reservas cambiais do país.

Depois de ter recuperado inicialmente da pandemia da COVID-19, a economia egípcia foi duramente atingida pelas consequências da guerra na Ucrânia. Sendo o maior importador de trigo do mundo, o país foi afectado pelas perturbações no abastecimento e pela subida dos preços, com os custos dos produtos alimentares a aumentarem 37,2% no ano passado. Apesar de o impacto dos custos crescentes com as importações de petróleo sobre a balança externa do Egipto ter sido atenuado pelas exportações de gás natural em rápido crescimento, o aumento dos preços da energia e dos alimentos afectou gravemente a população do Egipto.

A subida dos preços do trigo, conjuntamente com o aumento do défice externo e a queda da libra, veio exercer pressão sobre o programa de subsídios alimentares do país, especialmente os subsídios destinados ao pão, dos quais dependem quase dois terços da população, aproximadamente 60 milhões de pessoas. A pressão sobre os orçamentos familiares teve como consequência um aumento da taxa de pobreza, que actualmente atinge os 32,5%, ao mesmo tempo que cerca 60% dos egípcios são pobres ou estão em risco de cair na pobreza.

https://prosyn.org/tupM9Skpt