delong243_Getty Images_money world Getty Images

Por que não podemos todos ser ricos?

BERKELEY – Em 6 de setembro, a Basic Books estará lançando Slouching Towards Utopia(Negligenciando a Utopia) meu livro de história econômica do “longo século 20” de 1870 a 2010. Já passou da hora, eu argumento, de mudarmos nossa compreensão de onde fica o ponto de inflexão da história econômica global.

Alguns poderiam colocá-lo em 1076, quando a Controvérsia Europeia das Investiduras cimentou a ideia de que a lei deve alcançar até os mais poderosos, em vez de ser apenas uma ferramenta à disposição deles. Outro grande ano é 1450, quando a chegada da imprensa de tipos móveis de Gutenberg e o Renascimento prepararam o cenário para o Iluminismo. E então, é claro, há 1770, quando a Revolução Industrial realmente começou a existir.

Não há como contestar a importância do que essas datas representam. Mas escolhi 1870 porque é mais importante ainda. Foi quando o laboratório de pesquisa industrial, a moderna corporação e a globalização total se encaixaram. Essas foram as instituições que impulsionariam o progresso  tecnológico a ponto de dobrar o tamanho da economia global a cada geração – que é o que costumeiramente fizeram de 1870 a 2010.

https://prosyn.org/J6hKhgzpt