dupas1_Aditya SaputraINA Photo AgencyUniversal Images Group via Getty Images_hand washing covid Aditya Saputra/INA Photo Agency/Universal Images Group via Getty Images

Acabando com o déficit de confiança sobre a covid

STANFORD/BOSTON/PARIS - A chegada das vacinas de covid-19 está trazendo ao mundo esperanças de pôr fim à pandemia, mas muitos países seguem esgotados pela propagação do vírus. Assim, enquanto aguardamos ampla disponibilidade e distribuição das vacinas, medidas preventivas de saúde como distanciamento social, uso de máscaras e lavar as mãos continuarão sendo cruciais para conter a doença.

Para alguns, seguir esta orientação não é viável. Muitas pessoas pobres, por exemplo, têm de lidar com superlotação, acesso limitado a água limpa e sabão e ausência de redes robustas de assistência social.

Além das restrições materiais, contudo, há outras, relacionadas a informações e confiança. Algumas pessoas podem não estar a par das diretrizes de saúde pública ou não entender os passos específicos a seguir. A desinformação sobre a covid-19 pode enfraquecer as medidas recomendadas. E, em alguns contextos, a desconfiança no próprio sistema de saúde pode diminuir a adesão às diretrizes.

https://prosyn.org/916iOU9pt