ledgard4_International Animal Rescue  Ba  Barcroft Media via Getty Images_orangutan International Animal Rescue/Barcroft Media via Getty Images

Os animais selvagens em perigo de extinção podem pagar a sua protecção

PRAGA/NAIROBI – Brevemente, será possível conceder uma identidade digital a animais selvagens individuais de espécies em risco de extinção. Actualmente, o único valor económico destes animais é o do processamento de partes dos seus corpos. Atribuir-lhes uma carteira digital vinculada à sua identidade e a capacidade de gastarem dinheiro na sua própria protecção poderia melhorar as suas vidas e reforçar as suas probabilidades de sobrevivência.

Os Grandes Símios, que incluem os gorilas, os chimpanzés e os bonobos, são ideais para candidatos iniciais a uma abordagem de “Dinheiro Inter-espécies”. Só sobrevivem 700 000 dos nossos parentes evolutivos mais próximos, e os seus efectivos estão em declínio acentuado: imagine-se uma população equivalente à de Washington, D.C, espalhada por florestas ao longo de estradas de terra batida ou na orla de milhares de aldeias isoladas, pobres e em rápido crescimento. Os humanos e os grandes primatas não viveram em harmonia durante a era industrial, mas podemos melhorar a situação na era pós-industrial.

Propomos começar pelos orangotangos. Só restam 120 000 destes inteligentes símios vermelhos nos seus habitats florestais de Sumatra e do Bornéu. Apesar de terem sido gastos 1000 milhões de dólares na sua protecção desde 2000, foram perdidos mais de 100 000 para a desflorestação, a perseguição e o abate durante o mesmo período. A situação podia ter sido pior (perto de 135 000 orangotangos teriam morrido sem os esforços conservacionistas) mas o investimento dificilmente poderá ser considerado bem-sucedido.

To continue reading, register now.

As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.

Register

or

Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.

https://prosyn.org/1PEt1pUpt