spence129_Matt CardyGetty Images_online shopping warehouse Matt Cardy/Getty Images

Sobre a redução das disparidades de informação na economia digital

MILÃO – Há muito que se sabe que as assimetrias de informação entre compradores e vendedores prejudicam o desempenho dos mercados. Mas, graças à tecnologia digital e aos enormes e acessíveis conjuntos de dados por ela gerados, estas lacunas de informação estão a ser colmatadas, e as assimetrias estão a diminuir.

Até há pouco tempo, a formação dos mercados era condicionada por fronteiras físicas e geográficas. Um requisito prévio para a formação de um mercado é que os compradores e os vendedores sejam capazes de se encontrar, e tradicionalmente este processo tem-se realizado em espaços físicos como mercados, bolsas de valores, lojas ou concessionários (ainda que os intermediários utilizem telefones e máquinas de fax para facilitar as transacções). As coisas começaram a mudar com o eBay, o modelo original para muitos mercados on-line. Subitamente, as fronteiras geográficas deixaram de funcionar como barreiras intransponíveis entre compradores e vendedores que estivessem consideravelmente dispersos.

Possivelmente, a libertação dos mercados das suas restrições geográficas teve o seu maior impacto no acesso aos mercados por parte das populações em locais remotos. Em muitos locais do mundo, e para subconjuntos de potenciais consumidores em toda a parte, os canais on-line podem ser a única opção prática para aceder a uma grande gama de produtos e serviços, nomeadamente a cuidados de saúde primários e ao ensino. Isto verifica-se tanto do lado da procura como do lado da oferta. E como os consumidores desfrutam de um acesso alargado a bens e serviços, os vendedores e produtores podem expandir-se de forma dramática para satisfazer o aumento da procura. Na China, por exemplo, a expansão digital do mercado potencial para pequenas e médias empresas foi um importante dinamizador de grande parte do desenvolvimento do Alibaba, demonstrando como as tecnologias digitais, juntamente com o rápido crescimento global da Internet móvel, podem promover padrões de crescimento mais inclusivos.

https://prosyn.org/QX2Ixcjpt