songwe8_NIPAH DENNISAFP via Getty Images_ghana NIPAH DENNIS/AFP via Getty Images

Onde está a brigada de resgate do Sul Global?

WASHINGTON, DC – Ao longo dos últimos meses, uma das economias do G7 (Reino Unido), um banco americano de média dimensão (Silicon Valley Bank), uma economia africana de pequena dimensão (Gana), uma economia de rendimento médio-baixo do sul da Ásia (Paquistão) e o setor de serviços globais de mais rápido crescimento (tecnologia) enfrentaram restrições financeiras de curto prazo. O aperto da política monetária nos Estados Unidos – onde a Reserva Federal (Fed) elevou as taxas de juro em 475 pontos-base no espaço de um ano – produziu efeitos de repercussão em todo o mundo. Mas as grandes disparidades na forma como esses efeitos estão a ser tratados dizem muito sobre os atuais acordos financeiros globais.

A década das taxas de juro baixas antes de 2022 levou muitos países e empresas a acumular dívidas com o interesse de impulsionar o crescimento económico e criar empregos. Mas nenhuma bonança dura para sempre e esta acabou quando a inflação começou a subir nos EUA. Atualmente, os aumentos das taxas de juro nos EUA e na Europa estão a causar graves problemas de crédito nos países em desenvolvimento.

Muitas moedas desvalorizaram em relação ao dólar em mais de 30%, uma vez que os investidores retiraram-se dos mercados emergentes e fronteiriços numa fuga para a segurança. Os custos do serviço da dívida das economias de mercados emergentes aumentaram em mais de um bilião de dólares em menos de um ano. As reservas como percentagem das importações caíram e a inflação em África aumentou para mais de 14% nos países de baixo rendimento em 2022.

https://prosyn.org/Yc95r4Mpt