mazzucato24_Peter MacdiarmidGetty Images_bbc Peter Macdiarmid/Getty Images

Não acabem com a verba da BBC

LONDRES – Nas PalestrasReith do ano passado – a série anual de rádio da BBC –, o ex-governador do Banco da Inglaterra Mark Carney observa que, desde a crise financeira de 2008, as regras e instituições são definidas cada vez mais por seu valor monetário. O que sempre está ausente desta discussão em que preçoseconfundecomvalor é como capturar o real valor das instituições públicas que nos enriquecem.

É apropriado que Carney levante este ponto em um programa da BBC. Afinal, a BBC foi a primeira emissora pública a incorporar o conceito de "valorpúblico" em sua estrutura de governança. A British Broadcasting Company se tornou, ao lado do Serviço Nacional de Saúde e da Universidade Aberta (National Health Service e Open University, no original em inglês), uma das instituições mais amadas e mundialmente conhecidas do Reino Unido,com uma audiência de cerca de 460 milhões de pessoas por semana.

No entanto, uma minoria barulhenta (em geral liderada pelos veículos de Rupert Murdoch) quer ver a emissora destruída. Estes denunciam como correção política o compromisso da BBC com a inclusão e diversidade, e acusam a emissora de “desencorajar” as empresas de mídia privadas, graças à escala e escopo de seus serviços. Na visão dessas pessoas, cabe ao setor privado criar valor; o Estado deveria focar somente em preencher as lacunas e em consertar o que os economistas chamam de "fracassos do mercado".

https://prosyn.org/pRflyWapt