barroso6_JOHAN NILSSONTT NEWS AGENCYAFP via Getty Images_covid vaccine Johan Nilsson/TT News Agency/AFP via Getty Images

Solidariedade vacinal, já

GENEBRA – A chegada das primeiras vacinas contra a COVID-19 no fim de 2020 trouxe uma esperança renovada de que o fim da pandemia estivesse à vista. Quando os líderes do G7, da América do Norte e da Europa ao Japão, se juntarem numa reunião virtual a 19 de Fevereiro, a sua principal prioridade será precisamente debaterem como atingir este objectivo.

Embora esta não seja a primeira vez que os líderes globais abordam a pandemia, saúdo o facto de o primeiro-ministro do Reino Unido e actual presidente do G7, Boris Johnson, ter convocado esta cimeira especificamente para se concentrar na vacinação. Tendo representado a União Europeia nestas reuniões durante dez anos, sei como podem incentivar um movimento mais amplo para encontrar soluções.

Com o presidente dos EUA, Joe Biden, a renovar o espírito de multilateralismo da América, esta reunião do G7 proporciona uma esperança genuína de se tornar num verdadeiro ponto de inflexão na superação da crise da COVID-19. Além disso, já existe uma solução sobre a mesa, com vacinas prontas para serem distribuídas pelos países mais pobres do mundo.

https://prosyn.org/dtpOM6opt