watkins22_BIJU BOROAFP via Getty Images_girl flood india Biju Boro/AFP via Getty Images

Redes de segurança climática para todos

LONDRES – À medida que se intensificam os preparativos para a cimeira climática COP26 deste ano em Glasgow, a atenção centra-se nos esforços para impedir uma catástrofe futura. Mas já hoje acontecem catástrofes climáticas em tempo real que afectam as vidas de milhões das pessoas mais pobres e vulneráveis do mundo. O que lhes oferecerá a COP26?

Coloque-se um marcador num mapa de emergências humanitárias globais, e aterraremos muito provavelmente numa crise causada ou agravada por secas, cheias e tempestades. Em 2019, os fenómenos meteorológicos extremos empurraram mais de 34 milhões de pessoas para a fome e a insegurança alimentar. Nos 55 países onde existem crises relacionadas com a insegurança alimentar, 75 milhões de crianças com menos de cinco anos sofrem de subnutrição crónica e enfrentam riscos mais elevados de diarreia, pneumonia e de outras doenças fatais que acompanham as secas e as cheias.

A Save the Children está a dar resposta a estas emergências. No Corno de África, os nossos programas de nutrição tratam de crianças de famílias de agricultores destroçadas por secas e cheias sucessivas, e pela pior infestação de gafanhotos do deserto desta geração. Na região do Sahel, trabalhamos com comunidades afectadas pela seca e desalojadas por conflitos cada vez mais mortíferos pela água. Mas os esforços humanitários estão a ser ultrapassados pela escala da crise, e o pior está para vir.

https://prosyn.org/4P3jX3ppt