Zhang51_GettyImages_rmb Getty Images

A Inevitável Ascenção Financeira da China

XANGAI – As grandes potências da história tendem a ter alguma coisa em comum: tamanho é importante. Embora um grande mercado não garanta o domínio em outras esferas, certamente ajuda, talvez mais do que qualquer outro fator isolado. Isso era verdade para os Estados Unidos e agora se aplica à China. Além de ser uma potência econômica e líder comercial, a China está cada vez mais – e inexoravelmente – tornando-se uma potência financeira global.

De alguma forma, muitos economistas no Ocidente não previram isso. Mesmo uma década atrás, poucos estavam otimistas sobre o crescimento da força financeira externa da China, quando os céticos destacavam as vulnerabilidades do país.

Uma rara exceção é Arvind Subramanian da Universidade Brown. Em seu livro de 2011, Eclipse: Living in the Shadow of China’s Economic Dominance, (Eclipse: Vivendo na Sombra do Domínio Econômico da China), Subramanian argumentou que o domínio da China não era apenas mais iminente, mas também seria mais amplo do que praticamente qualquer um esperava, exercendo enorme influência financeira entre os domínios que a China iria remodelar. Dada sua presciência, o título da tradução chinesa de seu livro – The Big Forecast(A Grande Previsão) – pode ter sido mais adequado.

https://prosyn.org/iv7sqk4pt